Em novembro de 2020, na cidade de Ilhéus foi iniciado o projeto “Artroscopia Para Todos”, com o propósito de interiorizar e universalizar a cirurgia de artroscopia por diversas regiões da Bahia. Até o momento, o projeto já realizou 73 procedimentos cirúrgicos e aproximadamente 500 atendimentos ambulatoriais no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC).
O médico idealizador do projeto, Umberto Castro Alves que também é ortopedista, integra a equipe do HRCC. Este é o hospital pioneiro da campanha e possui metas crescentes para o ano de 2021. Estima-se que esse ano, haverá a realização de 300 cirurgias de artroscopia e 1500 atendimentos ambulatoriais.
O projeto abrange a cirurgia que permite uma abordagem das estruturas articulares sem a necessidade de corte, minimizando assim os riscos e permitindo uma reabilitação precoce. Esse procedimento é feito com o auxílio de uma câmera e uma lente que permite ampliar as estruturas dos joelhos, facilitando assim a identificação das lesões com apenas dois pequenos furos na articulação.
Logo, as vantagens da artroscopia para os pacientes são enormes: mínimo sangramento, menos danos causados aos tecidos, tem um tempo de cicatrização rápido em relação a outras cirurgias mais invasivas e as cicatrizes são bastante pequenas que costumam desaparecer com o tempo praticamente indolor.